Roberto Leal
Aos treze anos de idade, em 1962, emigrou para o Brasil, juntamente com os pais e dez irmãos, em quatro viagens.
Em São Paulo, após trabalhar como sapateiro e vendedor de doces, iniciou sua carreira de cantor de fados e músicas românticas. Graças ao sucesso alcançado na década de 1970, apresenta-se como um embaixador da cultura portuguesa no Brasil.
Ficou célebre, a sério ou por piada, o seu refrão "ai cachopa, se tu queres ser bonita, arrebita, arrebita, arrebita". Vendeu milhares de discos, fazia sucesso nos programas de auditório e por muitos, era considerado muito simpático.
Roberto Leal é frequentemente citado pela imprensa e por pesquisas como o mais conhecido português no Brasil, acima de nomes como Mário Soares, José Saramago, Fernando Pessoa e possivelmente até mesmo Pedro Álvares Cabral.
Ainda hoje é aclamado como cult por brasileiros de todas as idades, embora em Portugal não seja considerado como representativo da cultura portuguesa - nem a erudita, nem a popular (especialmente entre portugueses com menos de quarenta anos).
Ele já vendeu mais de dezessete milhões de discos e tem mais de trezentas canções gravadas. Chegou a participar de um filme sobre sua própria vida, chamado: "O Milagre" e que bateu recordes de bilheteria.
in Wikipédia (que eu cá não sou como o Luis Filipe Menezes)